Quando e onde fazer Pilates?



A qualquer hora e em qualquer lugar, desde que esteja concentrado.
O Pilates é uma actividade que pode ser praticada por pessoas de ambos os sexos, de todas as idades, grávidas, pessoas sedentárias, desportistas, ou alguém que apenas procure melhorar a sua condição física.
Não existe nenhuma altura do dia mais conveniente para fazer Pilates, mas existem alturas desaconselhadas. Não deve praticar Pilates depois de uma refeição pesada (almoço ou jantar) nem após ter ingerido bebidas alcoólicas  Durante o dia tem várias hipóteses para realizar os exercícios, desde o levantar ao deitar.
Se a manhã não for um problema para si, é a altura ideal para preparar a sua disposição e o seu corpo para o dia que tem pela frente. Vai ficar cheio de energia! Por outro lado, se preferir praticar Pilates para libertar o stress de um dia de trabalho, o final do dia é o ideal. Irá descontrair e abrir o apetite para o jantar.
Se fizer Pilates em casa, pode ainda praticar a modalidade à noite antes de dormir como método de relaxamento, com um auxílio de uma música suave e recorrendo a exercícios de alongamento e respiração.
Escolher o momento do dia em que sente menos energia também é uma boa hipótese se pretender definir um horário para praticar Pilates. O facto de se deitar para praticar os exercícios irá provocar a circulação do sangue e vai dar-lhe uma explosão de energia.
Caso esteja doente ou muito cansado, não deve praticar Pilates, pois o seu estado de espírito vai influenciar a sua concentração. Se não estiver focado, o seu rendimento não será adequado.

Por necessitar apenas de um tapete para a prática de Pilates, a modalidade pode ser feita em qualquer lugar onde o consiga estender: na praia, no parque, em casa, no escritório, onde que que tenha vontade de o fazer. 
Se não tiver um tapete disponível, use cobertores dobrados ou uma alcatifa de pelúcia. 

Quanto ao tempo da sessão de Pilates, este poderá variar. Se fizer uma aula com o instrutor, normalmente terá a duração de 1 hora, mas se optar por realizar uma sessão em casa, esta pode ter a duração de 30 minutos. É fundamental que se aconselhe com o seu instrutor para saber que exercécios pode fazer em casa e deve garantir uma postura correcta e aplicação dos princípios durante a execução dos movimentos. Não deve praticar exercícios para os quais não se sinta preparado a 100% em termos de postura e segurança na execução!
Em termos de gestão da sua agenda, é aconselhado que dedique pelo menos 3 dias ao treino. O ideal, claro está, será praticar Pilates todos os dias.
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