Pilates e o Ténis



O ténis é uma modalidade que exige do praticante esforço físico e mental. Requer agilidade, coordenação, energia, resistência, equilíbrio e força. Em cada jogo, o tenista realiza torções controladas do tronco, para que as pancadas sejam precisas. Por ser uma actividade maioritariamente unilateral, os praticantes são altamente susceptíveis ao aparecimento de lesões e ao desenvolvimento de grandes desequilíbrios músculo-esqueléticos, resultando em padrões de movimento pouco eficientes. 
Actualmente, inúmeros tenistas procuram o Pilates para melhorar a sua performance no jogo e prevenir lesões.

Praticar Pilates é desenvolver uma actividade desportiva de excelência, onde as leis ou princípios fundamentais são a precisão, a respiração, o controlo e a fluidez de movimentos. Em Pilates não existem movimentos desnecessários e prejudiciais. O método desenvolve ainda uma respiração eficiente e adequada, onde o diafragma é utilizado em todo o seu potencial, aumenta a força dos músculos abdominais e paravertebrais lombares, permitindo fortalecer o “core” e criando estabilidade e aumento de precisão.

O ténis é um desporto assimétrico para o corpo, e esta é uma das causas mais frequentes de desequilíbrio da musculatura, o que resulta em lesões agudas e crónicas. O Pilates pode ser o parceiro ideal no treino do tenista, pois trabalha todo o corpo de forma equilibrada e simétrica, desenvolvendo os músculos que aumentam a potência das pancadas, mas também os músculos responsáveis pela estabilidade, controlo e desaceleração do movimento. 

Benefícios do Pilates para o programa de treino de um tenista:

 - Aumento da força do “core”, potenciando a força da pancada
 - Melhoria do equilíbrio e controlo de reacção rápida para a mudança de direcção
 - Fortalecimento dos ombros e dos braços para aguentar o impacto da pancada
 - Melhora o controlo muscular para evitar lesões
 - Aumenta as forças superior e inferior do corpo e a resistência
 - Reduz lesões nas costas, através do aumento da flexibilidade
 - Fornece níveis mais elevados de concentração

Um corpo equilibrado é um corpo com menos desgaste, desperdiçando menos energia e tornando o movimento mais eficiente e poderoso. Isto possibilita ao atleta diminuir os riscos de lesões e fadiga e atingir níveis mais elevados na sua capacidade técnica e mental, aumentando as possibilidades de sucesso, saúde e bem-estar.
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