Pilates e o Futebol


O futebol é um dos desportos que mais exige dos praticantes. Os factores determinantes para a sua prática são a força, a resistência, a velocidade e a agilidade.
Os jogadores de futebol necessitam de um treino que lhes permita produzir os melhores resultados no menor período de tempo. O Pilates é uma óptima ferramenta para o treino de um jogador, na medida em que trabalha o núcleo de força (“core”), a flexibilidade, a estabilidade e o equilíbrio. Para além de melhorar o desempenho de um jogador, o Pilates ajuda a prevenir lesões.

Benefícios do Pilates para o programa de treino de um jogador de Futebol:

 - Cria a força do “core” para uma maior eficiência e durabilidade
 - Cria músculos longos e resistentes
 - Aumenta a flexibilidade e a amplitude dos movimentos
 - Corrige o alinhamento corporal
 - Melhora o equilibro e a estabilidade
 - Corrige os desequilíbrios do corpo, reduzindo os riscos de lesões
 - Aumenta a resistência através de exercícios de respiração correcta
 - Fortalece a parte superior do corpo, sem aumento de volume

Alguns dos exercícios e alongamentos do Pilates são familiares aos jogadores, mas é a compreensão das técnicas de Pilates que confere êxito aos programas de treino. O “core” intensificado ajuda a melhorar a eficácia da execução, da respiração e da resistência. O Pilates ajuda também a melhorar a postura através do alinhamento da coluna e reduz o risco de lesões através do alívio de músculos tensos e dos desequilíbrios musculares. Para além disso, os exercícios específicos do Pilates também podem ser utilizados para a recuperação mais rápida de uma lesão.


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